Sunday 6 January 2013

Há potencial para um negócio entre a TAP-Air Portugal e LOT da Polônia?


Uma noticia recente publicado num blog de WSJ e um blog de negócios polaco afirma que o Governo polaco está a tentar reduzir o tamanho da transportadora aérea nacional, LOT e, eventualmente, privatizá-la.

Dado o sucesso que o Grupo Português Jerónimo Martins teve na penetraçao do mercado polaco com a sua cadeia Biedronka e dado que o Governo Português acabava de rejeitar a única oferta final para a privatização da transportadora aérea nacional TAP-Air Portugal, existe aqui uma oportunidade interessante para um negócio?

Surpreendentemente, há poucos dias, logo após a rejeição da uníca oferta para TAP-Air Portugal,  estava, mesmo, ruminando da possibilidade de um "tie-up" entre a TAP-Air Portugal e LOT,  semelhante aos recentes "tie-ups" do Air France/KLM e Iberia/BA (IAG).

A rede das rotas da TAP Air Portugal visa a Europa, a costa leste dos EUA, América do Sul e alguns destinos africanos. A rede de rotas de LOT é mais orientada para a Europa Oriental, Rússia, Europa do Sudeste e do Cáucaso, a Bacia do Mediterrâneo Oriental e da China, (Pequim).

Parece ter uma potencial muito interessante!

No entanto, em termos de compatibilidade da frota, há um problema. A LOT, principalmente,tem uma da frota do equpamento Boeing, assim com alguns aviões Embraer. A frota da TAP-Air Portugal, por sua vez, compõe quase exclusivamente das aviões da Airbus, tambem como algumas aparelhos Embraer! Assim, o potencial paras as economias através da racionalização da frota no prazo curto/médio fica limitado.

Ambas as empresas aéreas, no entanto, são membros do Agrupamento da Star Alliance.

Além disso, ambos são empresas 100% controlada pela entidades dentro da UE. Isso permitiria a criação de um nova entidade na forma de uma fusão completa ou um "take-over" ou "joint-venture" dentro do UE e autorizada dentro dos termos da legislação da UE. Também não se comprometer com as restrições aplicadas a empresas de fora da UE impedindo-os de possuir mais de 49% de uma companhia aérea da UE.

Também acho que uma fusão entre as duas empresas poderia dar um impulso interessante para o turismo Português e turismo Polaca.

Constituiria para a Polônia um melhor acesso ao mercado de turismo Português e, talvez, mais importante, para o mercado de turismo brasileiro.

Também pode promover a abertura do mercado turístico Português (Algarve, Lisboa, Porto, Madeira) ao mercado polaco. Haveria também potencial para o desenvolvimento do turismo religioso, uma vez que ambos os países têm importantes santuários católicos romanos. (Portugal - Fátima, Polónia - vários)

Apesar as dúvidas mencionado anteriormente, parece que pode haver algum margem para explorar o potencial para um eventual união entre estas duas companhias aéreas europeias históricas e bem estabelecidas.